ITIC
Davidfernandes
E-mail: nonod2011@gmail.com
Localização....
Nossa Escola!!!!
Introdução
O computador é uma ferramenta que usamos para fazer muitas coisas. Com ele podemos escrever, fazer cálculos, saber as horas, ouvir música, desenhar, ler, jogar, assistir vídeos, navegar na Internet, mandar mensagens para outras pessoas e até fazer novos amigos.
Um computador, na realidade é um sistema composto por três partes: Software, Firmware e Hardware.
Descrição básica do computador:
Um computador sob a perspectiva de um engenheiro é um sistema (máquina) que tem por finalidade processar informação. Essa informação é tratada em código binário.
Fig. 1 - Esquema básico de um computador
Estrutura genérica de um sistema informático
Basicamente, um computador é um conjunto de dispositivos capazes de processar informação.
O modelo geral de um sistema informático, tal como hoje ainda o entendemos, foi definido pela primeira vez pelo cientista Von Neumann. Essa estrutura pode ser vista, simplificadamente, como consistindo em:
- Um processador ou unidade central de processamento (ou CPU – Central Processing Unit), que funciona em ligação directa com unidades de memória ou armazenamento de dados;
- Dispositivos de entrada (input) e dispositivos de saída (output) – estes dispositivos também costumam ser designados por periféricos.
Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output.
Na estrutura do hardware de um sistema informático, as memórias e os dispositivos de armazenamento têm um papel muito especial. As memórias principais (ou memórias primárias) do sistema actuam directamente em ligação com a unidade central de processamento. Os dispositivos de armazenamento (memórias secundárias ou armazenamento de massa) podem ser considerados periféricos ou dispositivos de I/O – é o caso das unidades (drives) de discos, disquetes, etc.
Os dispositivos, ou periféricos, permitem a comunicação entre o computador e o exterior. Existem três tipos de dispositivos:
- de entrada (input)
- de saída (output)
- de entrada e saída (input/output)
psssssssssssssssssssssssssssssss-.-